Dado faz parte de um levantamento que analisou 136 projetos apoiados pelo Funttel até 2011
Uma avaliação realizada pelo Ministério das Comunicações indicou que cada R$ 1 investido pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) em projetos que geraram resultados financeiros provocou um faturamento para o mercado nacional de R$ 4,88. Esse dado faz parte de um levantamento que analisou 136 projetos ou atividades apoiados pelo Fundo até o fim de 2011.
Em média, 861 pesquisadores altamente qualificados trabalharam em projetos do Funttel, durante o ano de 2011. O estudo também apontou que, no total, 768 postos de trabalho diretos foram mantidos na indústria de telecomunicações brasileira como efeito dos investimentos.
Para o secretário-executivo adjunto do fundo, Eder Alves, os resultados mostram que os projetos foram bem sucedidos. “Eles indicam que todo o ciclo da inovação foi cumprido, desde a geração de conhecimento, por meio dos indicadores de produção técnica e desenvolvimento de pessoas, até a transferência dos produtos gerados para a indústria, por meio dos indicadores de taxa de retorno e geração de empregos”, avalia.
O levantamento realizado pela equipe técnica do Funttel também revelou que, entre 2001 e 2011, 156 produtos e tecnologias comercializáveis foram gerados a partir dos investimentos realizados pelo Fundo.
No mesmo período, 371 registros de propriedade intelectual foram requeridos no Brasil e dois no exterior como consequência das pesquisas e dos projetos apoiados.
Criado em 2001, o Funttel tem o objetivo de estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital para ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações.
Fonte: Ministério das Comunicações